quarta-feira, 23 de março de 2011

Historinhas do Augusto

Augusto Pessôa é ator, cenógrafo (ele faz cenários para o teatro), figurinista (e também faz roupas para o teatro), arte educador e contador de histórias.

Ele mora no Rio de Janeiro e tem muita coisa interessante na internet! Tem um blog com muitas histórias legais, tem um canal no You Tube onde além de contar histórias também ensina a fazer brinquedos, e além de tudo isso ele é um carinha muito legal, pois deixou a gente colocar as histórias que ele conta aqui no nosso blog.

Obrigada Augusto!

Para saber mais sobre ele e conhecer seu trabalho você pode acessar o BLOG DO AUGUSTO.


Agora escolha sua história e BONS OUVIDOS!



A Festa no Céu
 Conto do folclore brasileiro de autoria de Luís da Câmara Cascudo.
Luís foi um homem muito inteligente, ele era historiador (estudava e escrevia sobre as historias que aconteceram de verdade), folclorista (estudava e escrevia sobre as histórias que não aconteceram, sobre as lendas do povo), advogado (isso voce sabe o que é, né?) e jornalista (escrevia para o jornal), mas antes de tudo isso ele foi uma criança muito esperta, dizem que ele já sabia ler com 6 anos de idade! E você, já sabe ler?




Fragmento do conto "João e Maria" (Hansel e Gretel, nomes em alemão) dos famosos irmãos Grimm.
Os Grimm eram dois irmão que percorriam as cidades da Europa (principalmente Alemanha) ouvindo e contando histórias, eles ficaram famosos por isso e conquistaram o carinho de muita gente!
Mas o mais importante foram as historias que eles escreveram e que são contadas até hoje!



Laura do Guarda Chuva Vermelho

Uma simpática versão do clássico contada por Augusto Pessoa.








Sopa de Pedra

Esta é uma das aventuras de Pedro Malasartes, uma figura do nosso folclore. Segundo  Luís da Câmara Cascudo (que nós conhecemos na história da Festa no Céu), ele é um exemplo de esperteza e malandragem e sempre achava uma maneira de "se dar bem".
Nesta história Pedro Malasartes descobre um jeito de fazer uma deliciosa sopa tendo na bolsa apenas uma pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário